Vanessa Almeida: Arte total. Por Edcarlos Alves.

Vanessa Almeida: Arte total. Por Edcarlos Alves.

Vanessa Almeida, natural de Alagoinhas-Ba, Advogada e Bancária. Ela é uma artista visual completa, de formação autodidata, desenha desde os dois anos de idade. Vanessa atua profissionalmente na área artística plástico-visual há vinte anos demonstrando um amplo domínio técnico em vários segmentos e linguagens artísticas tradicionais como Óleo, Aquarela, Nanquim, Guache, Lápis de cor, caneta esferográfica, o lápis grafite, o carvão, o pastel seco e óleos , o giz de cera, a caneta hidrocor, a caneta posca, os meios mistos. Ela lida com estes meios de representação gráfica com fluência e fluidez sem igual.

Seu trabalho artístico abrange desde a ilustração realista e estilizada a arte acadêmica. Versada em todos os gêneros da pintura e do desenho como: Natureza-morta, paisagem, Marinha, Floral, Casario, Animais, Nu, Retrato, Imagens Sacras. Vanessa mantém uma relação amistosa com a Fotografia, meio de referência visual e inspiração para seu trabalho artístico.



A Artista Visual Vanessa Almeida é dona de uma linguagem artística sofisticada, que prima pelo realismo nos mínimos detalhes formando assim imagens impactantes e artisticamente belas cheias de poesia e lirismo. Suas obras mostram-se encantadoras, trabalhos em que belo e o estético se fazem presente nas coisas mais simples do cotidiano às mais complexas representadas com alto grau de veracidade.
Vanessa sabe lidar muito bem com os elementos de configuração visual a exemplo: A linha, a cor, o ponto, a composição, a mancha, a luz, a sombra, o volume, o contorno, a perspectiva, as texturas, tons, meio tons, aguadas. Seu trabalho tem uma leveza e sofisticação única aliado a uma elegância estética sem precedentes na arte de Alagoinhas.

Vanessa Almeida tem grande predileção ao desenho botânico e expressa grande amor pelos animais e pela natureza. Ela é uma artista versátil que transita entre todas as técnicas gráficas: aquosas, secas e oleosas com a mesma maestria partindo para o óleo e a tinta acrílica que demanda grande prática e familiaridade, também desenvolve e executa mural em paredes e ambientes.

Dentre suas habilidades encontra-se o desenho ilustrativo, o esboço rápido, o croqui, o desenho de observação, o desenho artístico e publicitário, elementos da arte contemporânea. Vanessa Almeida é uma artista plástica desenhista e pintora antenada com o melhor do aspecto expressivo das artes visuais e suas atuais tendências.
A artista detém um vasto conhecimento da História da Arte Ocidental e dos Grandes Mestres da Pintura e suas obras-primas. Em seu currículo artístico constam diversas exposições, cursos e workshops. Percebe-se no trabalho artístico de Vanessa Almeida grande amor e dedicação em busca de uma auto-expressão realizadora.

Ed Carlos Alves de Santana – Artista Plástico e Mestre em Artes Visuais (EBA – UFBA)

Deixe um comentário