Desde a sua instauração em novembro do ano passado, a mudança do tráfego na região do viaduto que liga a Rua do Catu ao centro da cidade tem levantado discussões e divergências entre os internautas Alagoinhenses.
A mudança, realizada pela SMTT e promovida pela gestão do atual Prefeito Joaquim Neto, visa desafogar o trânsito na região dos semáforos do colégio Brazilino Viegas, e no trecho sentido Rua do Catu.
Buscando atender aos anseios da população, que reclamava da lentidão e congestionamento do trânsito no entorno, a superintendência de trânsito e a Prefeitura realizaram uma realocação do fluxo, eliminando os semáforos no cruzamento do Brazilino Viegas e aplicando sentido único em toda a pista que parte da região da Casa Marabá e segue pelo viaduto em direção a Aramari, passando pela Rua do Catu.
Houve também um reposicionamento do tráfego na região da rotatória do viaduto. Todos os veículos vindos da Rua Conselheiro Junqueira passaram a desembocar na Rua Manoel Vitorino e seguirão até a antiga cesta do povo, saindo no centro da cidade. As alterações visam proporcionar melhora significativa na fluidez do trânsito da região e evitar o congestionamento de veículos em horários de pico.
No entanto, a resposta dos alagoinhenses à mudança se mostrou ambígua na internet, gerando discussões entre os internautas nas redes sociais.
Aqueles que se mostraram favoráveis à mudança no viaduto apontaram, entre outras coisas, uma maior fluidez no trânsito, gerando menos dor de cabeça para os condutores e transeuntes do local, e a recuperação do fluxo de veículos na região da Feira do Pau, que ajudará a reavivar o comércio da localidade.
Entre as reclamações feitas pelos internautas que se opuseram à aplicação da rota estão a dificuldade de adaptação ao novo trajeto, que se mostrou confuso para a maioria dos condutores do município, e o tráfego constante de carretas pesadas pelo centro da cidade, causado pela alteração do trajeto na Rua do Catu, e que pode vir a causar danos severos na estrutura do pavimento do Centro da cidade.
Apesar das complicações e do estresse iniciais que vieram com esta mudança, a Prefeitura e a SMTT afirmam seguir planejando mais melhorias para o trânsito da região, visando restabelecer a fluidez do tráfego e melhorar a movimentação de ônibus pelo local, buscando aprimorar o funcionamento das novas rotas, que prometem proporcionar mais facilidade de locomoção para os munícipes e melhorar o funcionamento do trânsito da cidade.
Jader Alves