O prefeito Joaquim Neto publicou ontem (27), em seu perfil oficial no Instagram, postagem onde divulgou atividades realizadas na unidade durante as últimas 24 horas. A publicação é concluída com a afirmação de que a UPA “segue acolhendo e atendendo, dia e noite, todos os alagoinhenses com sintomas da Covid-19 ou casos confirmados da doença.”
A fala do prefeito vai de encontro à informação divulgada pelos portais A TARDE e SeligaAlagoinhas, entre outros, de que a unidade de saúde estaria atendendo apenas casos de emergência. Além disso, circula pelas redes sociais um vídeo onde morador que teria ido até a UPA buscar resultado de exame questiona a justificativa para o atendimento não prestado.
A vereadora Juci Cardoso também garantiu que a UPA não esteve em seu funcionamento normal durante os dias 26 e 27 desse mês. Em vídeo, ela atribui a interrupção do funcionamento da unidade à falta de pagamento por parte da prefeitura à empresa que administra a UPA.
Um leitor do InteraNews enviou mensagem ao Whatsapp da equipe e relatou ter ligado para a UPA e que foi informado de que só estaria ocorrendo atendimento em caso de emergência.
Houve quem desmentisse a informação divulgada pelo prefeito em sua própria postagem no Instagram. Entre outras postagens questionando a publicação, um internauta relatou ter conseguido realizar seu teste no posto de saúde atrás da UPA.
O mais importante é que a UPA, por bem ou por mal, regularizou seu funcionamento e o povo voltou a ter atendimento. Resta saber de que lado está a verdade sobre o funcionamento nos dias 26 e 27.