A jovem Alícia Vasconcelos de Oliveira Silva, 12 anos, estudante do colégio São Francisco, sagrou-se campeã baiana feminina de xadrez escolar na categoria sub-14.
A competição, organizada pela Federação Baiana de Xadrez, foi disputada por 36 competidores através do site Lichess. Na primeira fase, cada jogador disputou sete partidas no formato de pareamento suíço. Nessa fase, Alice ganhou seis partidas e perdeu apenas uma.
Após essa fase, os 16 melhores classificados foram para as oitavas de final. Alice, mais uma vez, derrotou seu adversário e garantiu vaga para as quartas de final. Nas quartas, a jogadora sofreu uma dolorosa virada e terminou derrotada por 3×2.
As duas meninas mais bem colocadas foram classificadas para a final feminina onde, voltando a vencer, Alice conquistou o título campeã baiana de xadrez escolar.
Segundo seu pai, o professor Anderson Nascimento Silva, Alice tem se dedicado bastante ao xadrez. “Ela joga todos os dias. Eu quem ensinei, mas ela já está me superando. Ela assiste as partidas dos melhores jogadores e me pediu para comprar livros de xadrez para estudar.”
No que depender do pai coruja, a jovem campeã terá toda a estrutura necessária para se profissionalizar. “Vamos ver se é o que ela quer. Estou aqui para incentivar e apoiar”.