Na manhã desta segunda-feira (05), foi realizada a abertura oficial da Jornada Pedagógica Acolher e Educar, no Canal da Secretaria da Educação no YouTube. O momento memorável foi protagonizado pela educadora Thereza Penna Firme, no alto dos seus 92 anos, que mergulhou na história de Alagoinhas para falar da importância do acolhimento no processo educativo, sobretudo, em tempos de pandemia e isolamento social.
A Jornada Pedagógica marca o início do ano letivo 2021, criando uma oportunidade de reflexão coletiva, com gestos e atitudes que fortalecem a conexão respeitosa com todos os envolvidos na Educação municipal. Compuseram a mesa de abertura, o prefeito Joaquim Neto, o vice-prefeito e secretário de Serviços Públicos Roberto Torres, o secretário da Educação Gustavo Carmo, a subsecretária Keite Lima, a diretora de ensino e apoio pedagógico Suyane Pinho e a vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, Adalira Santana.
A conselheira Adalira Santana falou sobre o apoio recebido pela gestão e o compromisso do trabalho em conjunto para melhorar a Educação de Alagoinhas. “Temos a função de fiscalizar, orientar , formar e mobilizar. Enquanto Conselho, estamos à disposição da comunidade”.
O secretário da Educação Gustavo Carmo relatou sobre o desafio de assumir a SEDUC, a importância da subsecretária Keite, como braço direito, e do acolhimento que recebeu da equipe e das escolas, em sua chegada. Ele também informou sobre as obras de adequação nas unidades escolares, que irão proporcionar maior ventilação e iluminação no retorno presencial às aulas. “Acolher e educar são dois verbos de ação que traduzem o espírito da Educação, no atual momento, possibilitando o brotar da esperança”, afirmou.
O vice-prefeito Roberto Torres comentou sobre o ano atípico e a atitude cautelosa da gestão. “O prefeito tem sido muito criterioso. Graças a Deus, ele é médico, sabe do perigo que o vírus representa e vem conduzindo com maestria o processo!”. Roberto Torres também reforçou o retorno das aulas presenciais, com segurança, após a vacinação de todos os trabalhadores da Educação, “do porteiro à merendeira, passando pelos professores, gestores e demais funcionários”.
Em seu pronunciamento, o prefeito Joaquim Neto manifestou sua alegria ao anunciar a Jornada Pedagógica, com o tema do acolhimento, e de sua paixão pela Educação, maximizada pela participação nos encontros do programa Educar para Valer. O gestor municipal também lamentou as mortes provocadas pelo coronavírus, no município.
“Lamentamos as 158 famílias enlutadas em Alagoinhas, nossos servidores que se foram, como o professor Gilvan Barbosa. Já vacinamos mais de 23 mil alagoinhenes (somando primeira e segunda dose). Fizemos questão de vacinar no feriadão e, assim que for liberada a compra de vacinas, via consórcio de prefeituras, poderemos colocar na frente, os servidores da Educação, da rede pública e privada”, disse o prefeito.
Após as falas das autoridades, foi exibido um vídeo institucional de integração, e aconteceu o Sarau de Poemas, com o professor e poeta Lázaro Zacharias. Na sequência, a Prof. Dra. Thereza Penna Firme proferiu a palestra, direto de sua residência, no Rio de Janeiro.
Doutora (Ph.D) em Educação e Psicologia da criança e do adolescente pela Universidade de Stanford (Califórnia, Estados Unidos), a professora Thereza se debruçou sobre a dissertação de mestrado da subsecretária Keite Lima, surpreendendo o público com o seu conhecimento sobre a história de Alagoinhas. “Foi pelos trilhos desse pequeno município que ele se tornou grande. Foram as trilhas que fizeram a comunicação prodigiosa entre o urbano e o rural e que fez explodir o centro comercial de Alagoinhas”.
FONTE: Secom