Na última Terça-Feira, dia 10, foi publicado no Diário Oficial do Estado uma medida que obriga os restaurantes a exigirem o comprovante de vacinação. A nova medida restritiva está valendo para todo o Estado nos próximos 15 dias, segundo declarou o governador:
“No caso dos bares e restaurantes nós não limitamos a quantidade de pessoas, mas será obrigatório a exigência do passaporte da vacina. Isso vale para todos os ambientes onde as pessoas precisam tirar as máscaras. A entrada (nesses espaços) será permitida apenas para pessoas vacinadas”.
Além de injusta e atentar contra direitos fundamentais, á media atenta contra os estabelecimentos, que terão de arcar com um novo funcionário para fazer o tal controle. O prejuízo não para por aí, visto que são menos pessoas frequentando os estabelecimentos, seja para sua hora de almoço ou seu momento de lazer.
A medida também foi alvo de uma nota de repúdio pela ABRASEL, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, em vídeo veiculado no perfil do Instagram da associação, intitulada como nota de repúdio. O porta-voz classifica a medida como injusta com bares e restaurantes e pede ao governador baiano bom senso na aplicação de medidas restritivas, sugerindo ainda outra série de medidas que comprovadamente previnem o avanço e transmissão da Covid-19.
Proibir pessoas que não estão vacinadas a comprarem drogas e bebidas seria razoável, mas proibir pessoas de entrarem em um estabelecimento para fazer sua refeição não é um exagero? Medidas restritivas como essa só prejudicam a já debilitada economia do estado.
Veja aqui o vídeo onde a ABRASEL manifesta sua nota de repúdio: https://www.instagram.com/tv/CYraOBypMF3/?utm_medium=share_sheet