A CNN Brasil divulgou em seu site a possibilidade de uma nova pandemia, com o mesmo contagio e maior letalidade que a do Covid-19. A descoberta é do microbiologista congolês Jean-Jacques Muyembe Tamfum, um dos médicos que ajudou a descobrir o vírus ebola. A nova enfermidade tem sido chamada pelos cientistas de “Doença-x”.
“Estamos agora em um mundo onde novos patógenos surgirão. E é isso que constitui uma ameaça à humanidade”, afirmou o pesquisador à CNN. O pesquisador acredita que o novo vírus seguirá o mesmo padrão de transmissão de outros já encontrados, passando de um animal silvestre para os seres humanos.
Tamfum explica que doenças com esse modo de transmissão são chamadas de zoonóticas, isto é, transmitidas por animais. Segundo o alerta do especialista sobre as enfermidades, a questão é de tempo para o aparecimento de mais doenças.
Em entrevista à CNN, o pesquisador contou o caso de uma paciente no Congo que apresentava todos os sintomas de ebola, mas exames negativos para a doença, o que é considerado um mistério para a equipe médica. Ele teme que essa seja uma “doença X”.
A identidade da paciente tem sido mantida em sigilo para evitar possíveis estigmas.
Fonte: CNN Brasil