No momento, você está visualizando A Fé moldada à mão em Alagoinhas: Um Busto Religioso à Irmã Dulce. Por Ed Carlos Santana.

A Fé moldada à mão em Alagoinhas: Um Busto Religioso à Irmã Dulce. Por Ed Carlos Santana.

Eis que do solo de Alagoinhas-Ba, terra da laranja e da segunda melhor água mineral do mundo, é que o Artista Plástico autodidata, Juarez Anunciação, retirou deste chão sob seus pés a argila da qual moldou a efígie de Santa Dulce dos Pobres. O Artista mostrou-me o esboço do Projeto,  um desenho feito a nanquim de sua autoria  ( Ver ilustração).

(Estudo em nanquim para o Busto de Irmã Dulce realizado por Juarez Anunciação)

Por este ato artístico-plástico ele acabou por evocar a Tradição da Grande Arte milenar em que artistas de outras épocas a mando da Igreja Católica, principal Mecenas em diversos períodos artísticos da história da arte, reviveram grandes vultos da Fé Cristã por meio da arte e em suas mais diversas vertentes plásticas: Pintura, Escultura, Desenho, Afrescos, nos reportemos a Michelangelo, Vitrais, pensem em Chagal e Matisse, Mosaicos cite-se o catalão Antônio Gaúdi, Tapeçaria,  Arquitetura,  Gravuras ao exemplo do francês Gustave  Dóre. 

Juarez Anunciação dos Santos (1989) é um Artista Plástico autodidata, natural de Simões Filho- área metropolitana de Salvador-Ba , atualmente radicado em Alagoinhas-Ba: atua profissionalmente como desenhista, pintor, ilustrador de livros, quadrinista, Engenheiro Civil de formação pela UNIFACS, artesão, escultor de Monumentos  Públicos Cívicos,Religiosos, Comemorativos e Restaurador de obras artísticas, Sacras e arquitetônicas à exemplo do HCA  (Hospital das Clínicas de Alagoinhas-Ba) um edifício remanescente da arquitetura italiana.

Juarez mantém no Ponto do Beiju na cidade de Alagoinhas sua Fábrica e Ateliê, J. Produtos Cerâmicos, sempre funcionando em alta produtividade com arte, criatividade e respeito. Não à toa o mesmo dominar este ofício artístico – artesanal – monumental lançando mãos de seus conhecimentos advindos da Engenharia Civil, no que tange o pensar estrutural, e das artes plásticas em relação às formas plásticas. Dentre as várias frentes de atuação deste artista está à arte voltada ao Monumento de Caráter público-Cívico e religioso, arte esta que em sua essência vale-se das grandes proporções com ampla visibilidade que visa alcançar de uma só vez todos os públicos, do mais letrado, erudito e culto ,ao mais comum dos cidadãos.

Juarez é um artista com vocação à arte do Monumento. Em seu portfólio figura diversas obras de cunho público em âmbito nacional e internacional. Citem-se as cidades brasileiras como: Feira de Santana, Cardeal da Silva, Pedrão, Pojuca, Berimbau, Simões Filho, Santo Estevão, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Goiás, e as estrangeiras como:  Espanha e Portugal. Estas obras são feitas em cimento, ferro e concreto e pesam até quatro toneladas. Ele costuma modelar sua obra em Argila, em seguida tira fôrma em resina de vidro. Seu trabalho abrange aspecto da estatuária como o Busto, o Corpo Inteiro, Retratos, Imagens Sacras a exemplo do Cristo da cidade de Pedrão. Estas paisagens urbanas ostentam trabalhos seus.

A obra mais recente de Juarez Anunciação é o maior busto de que se tem noticia voltado a homenagear a memória de alguém. Nada menos do que a Primeira Santa Baiana, Irmã Dulce, “O Anjo Bom da Bahia”, trabalho este realizado em concreto, uma escultura colossal. Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, conhecida por Irmã Dulce, freira esta que é alvo de diversas homenagens feitas em sua memória por seus milhões de devotos em sua honra, devido as suas Ações de cunho Humanitário, Caridade e Assistência aos Menos favorecidos, devido a tudo isto ela recebeu a alcunha de “O Anjo Bom da Bahia”.

Este Projeto idealizado pelo Artista Juarez Anunciação, é uma proposta que o mesmo objetiva apresentar à Cidade de Alagoinhas por meio da Secretaria de Cultura. Trata-se de uma obra ambiciosa, algo por assim dizer faraônico, o maior busto da Santa feito em concreto de que se tem notícia na história da arte recente. O Monumento terá 4 m x 1,60 m, podendo chegar a 6 metros em sua totalidade. Caso a proposta deste monumento religioso seja aceita, o destino do Busto Sacro será a Praça e Santuário “Antônio Glorificado” local que está sendo concebido e idealizado pela Secretaria de Cultura de Alagoinhas-Ba.

Obra em andamento- Fotografia- Juarez Anunciação

Se a proposta de Juarez for aprovada pelos órgão competentes, o término das obras e instalação do Busto estaria previsto para o mês de junho, quando acontece as Romarias da Trezena de Santo Antônio Padroeiro de Alagoinhas. Por fim, falando um pouco a respeito do Artista Juarez Anunciação, percebemos tratar-se de um jovem inquieto, esforçado e promissor, hoje aos 33 anos de idade é estudante em seis universidades particulares nas áreas: Bacharelado em Biomedicina; Bacharelado em Direito, Perícia Criminal e Ciências Forenses; Bacharelado em Criminologia; Bacharelado em Jornalismo; Bacharelado em Pedagogia. Trata-se de um Artista com determinação, com objetivos e sabedor aonde quer chegar. Alagoinhas só tem a ganhar ,caso tivesse, uma obra sua desta monta e importância voltada ao público em geral.

Ed Carlos Alves de Santana- Artista Plástico e Mestre em Artes Visuais pela EBA-UFBA/ Pós-Graduado em Artes na Educação Infantil e em Artes Visuais pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT) de Feira de Santana. Graduado em Formação Pedagógica em Artes pela UNIASSELVI

Deixe um comentário