Na terça-feira (17), a Câmara de Vereadores de Alagoinhas aprovou o projeto de lei 004/2021, proposto pelo vereador Anselmo Bal, que equipara, a qualquer tempo, o funcionamento dos templos religiosos ao de serviços essenciais.
Com a nova lei municipal, mesmo que em algum momento haja outra pandemia ou motivos de força maior que tragam a necessidade de isolamento social, os templos estarão imunes.
Em nota, o vereador esclarece que a razão pela qual a lei se fez necessária reside nos projetos e ações sociais organizados pelas igrejas, cuja paralisação acaba por trazer prejuízos aos mais vulneráveis, justamente os amparados por essas instituições.
A proposta foi aprovada por maioria com votos favoráveis dos vereadores Anselmo Bal, Djalma Santos, prof. Arão, Márcio da cavada, Edy da saúde, Codoro, Baqueiro, Jorge da farinha e Luciano Almeida. Juci Cardoso, Luma Menezes e Jaldice mostraram a unidade do bloco feminino da câmara e votaram contra. Juracy, Gode e Thor de Ninha se abstiveram da votação. Raimunda Florêncio não esteve na sessão.
Embora a aprovação do projeto tenha dividido opiniões nas redes sociais, o público evangélico, principal apoiador da campanha do vereador Bal, tem razões para estar feliz com a atuação do edil, que tem, sido até agora, no mínimo, coerente com suas falas de campanha.