THOR DE NINHA SUGERE PARTICIPAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PARA GERIR UNIDADES DE SAÚDE NO MUNICÍPIO

THOR DE NINHA SUGERE PARTICIPAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PARA GERIR UNIDADES DE SAÚDE NO MUNICÍPIO

O vereador do PT, Thor de Ninha, participou de uma reunião com a Secretária da Saúde Laina Passos, o Procurador Geral James Gauterio, e outros Vereadores para discutir sobre o Projeto de Lei (019/2022) que dispõe sobre o Programa Municipal de Organizações Sociais onde a Prefeitura pretende utilizar as OS para gerir unidade de saúde e outros orgãos do município.

Para o vereador essa é uma proposta complexa que requer um debate mais aprofundado. “Avaliamos nesse primeiro momento a necessidade de ampliar a discussão, pois esse debate interessa a servidores municipais, usuários da rede, prestadores, controle social, dentre outros. Alterações nas relações de trabalho, cultura e clima organizacional poderão sofrer interferências com a aprovação desse projeto”, explicou Thor

“Sugerimos inicialmente dentre outras alterações, incluir no projeto a possibilidade de Instituições de Ensino Superior, a exemplo da Faculdade de Medicina, possam também participar do processo licitatório, e não apenas as OSs”, completou o vereador.

Segundo o vereador, “antes de qualquer decisão nesse sentido, se faz necessário possuir o maior número de informações. Pois a implementação dessa proposição vai gerar uma mudança no modelo de gestão da prefeitura, e trará fortes impactos positivos e negativos.”.

Será realizada uma Audiência Pública, pré-agendada para o dia 07/04 a fim de ampliar e aprofundar o debate sobre o tema.

As Organizações Sociais, ou OS, são entidades sem fins lucrativos que, após qualificada em processo público (Licitação), habilita-se a fazer um contrato de gestão com o Estado ou Município para gerenciar uma unidade de saúde ou outros órgãos de serviço ao cidadão.

Mannoel Rosak | Assessoria de Comunicação | Vereador Thor de Ninha

Deixe um comentário