Domingos Pereira: Romeu Zema. Simplicidade e muita capacidade administrativa.

Domingos Pereira: Romeu Zema. Simplicidade e muita capacidade administrativa.

Uma breve biografia:

Romeu Zema Neto é um administrador, empresário e político brasileiro filiado ao Partido Novo. Ex presidente do Conselho de Administração do Grupo Zema, deixou o cargo para se dedicar á política, sendo eleito governador de Minas Gerais em 2018.

Zema candidatou-se em 2018 para o cargo de governador de Minas Gerais, concorrendo com ele estavam o então governador Fernando Pimentel do PT e Antonio Anastasia do PSDB. Na primeira pesquisa IBOPE tinha 3% das intenções de votos atrás dos outros dois candidatos Antonio Anastasia e Fernando Primentel que possuíam respectivamente 24% e 14% dos votos valídos, segundo as pesquisas da época. O IBOPE ainda divulgou uma ultima pesquisa antes das eleições que mostravam um crescimento para 18% dos votos validos em Romeu Zema.

Fato é que Romeu Zema conseguiu se qualificar para o segundo turno alçando 42,73% dos votos válidos (4.138.967 votos), ficando em primeiro lugar na disputa. Já no segundo turno, venceu a disputa com 6.963.806 votos (72,80% dos votos válidos), elegendo-se governador de Minas Gerais.

Simplicidade e Capacidade Administrativa:

Desde o começo de seu mandato, Romeu Zema recusou-se á morar no palácio que é a residência oficial dos governadores. O Palácio da Liberdade em Belo Horizonte hoje é um Museu, aberto á visitação do público. Além disso, dispensou as 32 empregadas, que estavam lá apenas para atender as necessidades do governado, isso sem contar com o aparato de segurança, jardinagem e manutenção. Hoje Zema vive em um apartamento próprio, mantido por seus próprios recursos, onde no lugar de 32 empregados, apenas uma única diarista faz a limpeza do lugar.

Além disso, o governador abriu mão de 7 aeronaves exclusivas que ficavam á disposição dos antigos governadores. As aeronaves ou foram vendidas, ou transferidas ao comando aéreo do Estado. Com essa ação, Zema conseguiu dobrar a quantidade de transplante de órgãos, já que as aeronaves que antes ficavam a disposição do governador agora fazem o transporte do órgãos.

Outro fato interessante e que mostra muita simplicidade e honradez por parte do governador Zema, é com relação á seu salário. Zema assumiu um estado falido com salários de servidores atrasados, portanto abriu mão do seu próprio até que ultimo servidor recebesse, o que só veio á acontecer no final do ano passado. Além disso, o dinheiro recebido pelo próprio governador foi doado á duas instituições de caridade.

Romeu Zema é um exemplo de governador a ser seguido pelos demais, além de criar um perfil de político á ser buscado pelos eleitores, um político ficha limpa, com experiência em administração, que não faz conchavos, e não vende seus valores e princípios além de colocar o bem publico acima de seu próprio conforto e comodidade.

Deixe um comentário